Solene concelebração eucarística dia 10 de Setembro na igreja paroquial de Joane – VNF

A Congregação, em diálogo com Pároco de Joane – Sr. Pe. Manuel Sousa e Silva – e com o seu total apoio, assinalou de maneira festiva o 107º aniversário de nascimento do seu fundador - Cónego Doutor Adão Salgado Vaz de Faria, natural de Joane.

Tudo foi devidamente programado e dinamizado juntamente com os Organismos eclesiais com maior representatividade e co-responsabilidade na Comunidade paroquial: Coordenador da catequese e sua Secretária, Chefe dos Escuteiros, Guias de Portugal, Jovens sem Fronteiras, Fraternidade Nuno Alvares e Representante da LOC.

Às 19h00 teve lugar na igreja paroquial uma solene concelebração eucarística, presidida pelo Pároco – Sr. Pe. Manuel Sousa e Silva – ladeado de um número significativo de Sacerdotes joanenses – para dar graças a Deus pela vida e Obra daquele benemérito de Joane, pois graças ao seu desprendimento e sentido do bem comum, a sua terra natal beneficiou de terrenos por si doados, onde foram construídas infra-estruturas que proporcionaram o progresso social, humano e eclesial dos seus conterrâneos de ontem e de hoje. Contudo, a sua Obra vai mais longe, ficando profundamente marcada por uma intensa actividade académica e pastoral, esta com maior ênfase e vigor do que aquela.

Às 21h00, no Salão do Centro Social da Paróquia, realizou-se uma sessão, cujo objectivo era fazer memória do seu percurso existencial e vocacional e dá-lo a conhecer às jovens gerações que se viram privadas do contacto directo com a pessoa do agora designado Servo de Deus. A sessão contemplou diferentes momentos:

  • Nota de Abertura, proferida pelo Pároco – Pe. Manuel Sousa e Silva, que acentuou a dimensão pastoral do seu serviço ministerial
  • Hino do Centenário do nascimento do Fundador - Irmãs e Assembleia
  • Projecção de um PowerPoint intitulado Vida e obra do Pe. Adão Salgado e sua actualidade no século XXI
  • Painel – Vozes e vidas que testemunham o que viram e ouviram
Sobrinho – Sr. Rolando Guedes Salgado Faria – abordou a dimensão relacional com a família, reconhecendo que em termos de presença foi relegada para segundo plano devido ao zelo pelo Reino e ao excesso de solicitações e compromissos pastorais assumidos,

Primo directo – Sr. Adão Fernandes Vieira Mendes – abordou a dimensão social, designando essa dimensão de “milagre em vida”, pela importância e projecção que teve na comunidade local e cujos benefícios ainda hoje são desfrutados,

Irmã da Congregação dpsf – Ir. Alexandrina Rodrigues – abordou a dimensão de Fundador, tendo dado particular relevo à sua atenção e acção junto das crianças desprotegidas e desfavorecidas e à sua acção junto das Irmãs e Comunidades da Congregação, com pequenos gestos, mas carregados de significado e espiritualidade, que constantemente remetiam para a vida da Sagrada Família de Nazaré, deixada como modelo de vida e consagração religiosa

• Apresentação do Programa, agendado para o próximo dia 18 de Outubro, a realizar também na Paróquia de Joane, feita pelo Coordenador da catequese - António Sampaio. As actividades têm como principal objectivo assinalar a entrada do Servo de Deus no seminário de Braga, ocorrida a 21 de Outubro de 1921, e envolver os mais novos na descoberta de lugares referenciais na vida e história do Pe. Adão. Merece particular destaque a Exposição, que abrirá pelas 10h00 da manhã, na Sede dos Escuteiros, e que pode ser visitada por qualquer pessoa da Paróquia das redondezas ou de localidades mais distantes.

• Palavra de encerramento, a qual contemplou sobretudo a gratidão e a exortação a trilhar caminhos de santidade e de vida cristã autêntica, na esteira do Servo de Deus Adão Salgado, de quem foram lidos alguns excertos nesse mesmo sentido.

Participaram, entre outras pessoas, alguns familiares, sobrinhos e primos, membros dos diferentes organismos eclesiais e serviços pastorais, um grupo de Irmãs e outras pessoas que nesse dia quiserem recordar e conhecer melhor retalhos existenciais da vida e Obra deste Sacerdote do presbitério bracarense.