Paróquia de Joane recorda Benemérito Padre Adão Salgado

Com a finalidade de recordar aos joanenses, e a outras pessoas, que ainda conheceram o Pe. Adão Salgado Vaz de Faria, e de dar a conhecer melhor às jovens gerações a sua vida e obra, a Paróquia de Joane, os seus organismos apostólicos e a Congregação da Divina Providência e Sagrada Família, apelam à participação da população em geral nas cerimónias agendadas para o dia 10 de Setembro.

Às 19h00, na igreja paroquial de Joane vai ser celebrada uma missa em acção de graças pela vida e obra pastoral e social do Pe. Adão, seguida de jantar partilhado entre a Comissão de Honra e a Comissão Executiva no Centro Social. Pelas 21h00, no salão do mesmo Centro Social, vai ser apresentada a vida, obra e testemunhos, finalizando com a apresentação do programa para o dia 18 de Outubro.

Recorda-se que o Cónego Doutor Adão Salgado Vaz de Faria nasceu em Joane, Vila Nova de Famalicão, a 10 de Setembro de 1907 e faleceu a 12 de Janeiro de 1990. Foi um dos grandes beneméritos de Joane e que muito contribuiu para o surto de progresso iniciado com a construção do salão paroquial, naquele tempo designado Palácio da Acção Católica de Joane. Foi ele que deu o terreno para a escola, agora sede dos Escuteiros, para o salão paroquial, para o campo de futebol, onde está hoje o Centro Social, para a Avenida de Cristo Rei, desde o Salão à Escola, e para a Rua do Souto. Também na venda de terreno, para construção, além de vender barato, dava preferência aos que não tinham casa. O Cónego Doutor Adão foi o Fundador da Congregação da Divina Providência e Sagrada Família que nasceu na Arquidiocese de Braga, a 26 de Outubro de 1945, cuja Casa Mãe se situa em Sande S. Clemente, Guimarães. Espera-se a todo o momento a abertura do processo da sua beatificação e canonização, estando a Congregação e a Arquidiocese de Braga a trabalhar já nesse sentido.
Para o dia 18 de Outubro, dia em que será assinalada a entrada do Pe. Adão no Seminário de Real – Braga, que aconteceu a 21 de Outubro de 1921, a Paróquia de Joane tem previsto um sábado recheado de atividades para todas as idades com a apresentação de um jogral, exposição, concerto musical, peddy-paper e dança zumba.
Neste dia, além da participação dos joanenses, contamos também com as pessoas que queiram visitar a exposição, na sede dos Escuteiros, numa dimensão de conhecimento e reconhecimento ao Pe. Adão pelo bem que semeou e cujos frutos são agora saboreados.