CELEBRAÇÃO DE 50 ANOS DE CANSAGRAÇÃO RELIGIOSA

A nossa Congregação agradece a Deus a Solene Concelebração Eucarística realizada no dia 16 de Maio de 2015, presidida pelo Senhor Arcebispo Primaz, D. Jorje da Costa Ortiga estando também presente o senhor D. Amãndio Tomãs, Bispo de Vila Real e cerca de uma dezena de sacerdotes, bem como a participação de um grupo considerável de Irmãs e muitos familiares das irmãs jubiladas.

Foi com grande alegria humana e espiritual que este dia foi celebrado, cada Irmã e cada comunidade reuniu-se para dar graças ao Senhor pelos 50 anos de vida religiosa das Irmãs: Maria Vitória Duarte, Emília Pinto de Almeida, Rosalina Lima Correia, Helena da Graça Pereira Teixeira, Maria Teresa Oliveira Vieira, Custódia da Silva Matos, Beatriz Ernestina Veloso, e Joaquina Ribeiro da Silva.

Durante a homilia o senhor D. Jorje incentivou-nos a sairmos de nós mesmas (…) e das nossas comunidades, a convite do Senhor que neste dia nos envia ”Ide por todo o mundo” sob ação do Espirito Santo somos enviadas com determinação a anunciar Jesus. Motivou-nos a Louvar o Senhor com a nossa vida e “ agritar ao mundo que com Deus tudo é diferente, tudo é melhor” o mundo afasta-se de Deus e nós tendemos a imitar esta realidade, contudo saibamos celebrar a Festa da Fidelidade e da Fraternidade, neste dia que o Senhor nos proporciona. Hoje não ‘vem nenhum messias’ à terra, cada uma de nós é o “messias”, aquela que deve anunciar. Precisamos de nos reportar ao nosso Batismo, a exemplo destas Irmãs que celebram as suas Bodas de Ouro. Desafio-vos a não vos instalares numa vida fácil, mas a olhar para Cristo . O Espírito quer realizar maravilhas em cada um de nós, abramos o coração e mostremos ao mundo que Ele é Bom. No final desta celebração o senhor Arcebispo deixou-nos um desafio “deixeimo-nos conduzir, renovar e animar pelo Espírito, para que as vocações surgem na Congregação e na Igreja ”aquelas vocações que temos necessidade e precisamos. Vivamos com coerência a graça do Batismo.